18.9.11

Sátántángo











"Satantango" (Sátántángo/1994), do húngaro Béla Tarr, exibido ontem, em São Paulo.

Outros filmes dele poderão ser vistos hoje e nos próximos dias na Mostra Indie.

:.

Um pequeno trecho das belas sete horas e meia de "Satantango":

7.9.11

11 de setembro no palco



O dia 11 de setembro de 2001 seria um dia comum na vida de Kazys, um velho lituano comunista, e seu neto Fábio, um estudante indeciso sobre seu futuro. No entanto, a televisão e suas imagens de um mundo externo repleto de informações e conceitos pré-concebidos invadem seus quartos, suas vidas e suas dúvidas.

Escrito por Luís Indriunas e dirigido por Paulo Goya, o espetáculo acontece no Casarão do Belvedere, na Bela Vista, a partir de 10 de setembro. Além da direção, Goya representa Kazys e divide a cena com André Hendges, Marília Adamy e Pedro Ponta.

Concebido a partir das discussões do Centro de Dramaturgia Contemporânea, “Eik tu, o que é que aconteceu?” teve duas leituras dramáticas (na Casa das Rosas e na Biblioteca Alceu Amoroso Lima) antes de receber a versão final.

Eik tu é uma expressão idiomática lituana que, ao pé-da-letra, significa “vá você”. Para Luís Indriunas, “o processo das leituras e discussões tanto no CDC quanto com o elenco foi uma das etapas mais ricas do trabalho”.

Na direção, Paulo Goya procura alinhavar, de maneira crítica e lúdica, a representação de um dia, ocorrido há 10 anos, e que está marcado na memória de vários cidadãos mundo afora. “Procuramos, a partir das sugestões do texto, mostrar a simbiose entre política, informação, sociedade do espetáculo e o cotidiano das pessoas comuns”, explica o diretor que assina a linguagem visual do espetáculo junto com a iluminadora Isadora Adamy e o artista plástico Denys Evol.

O espetáculo “Eik tu, o que é que aconteceu?” acontece aos sábados (às 21h) e domingos (às 19h). A temporada vai até 9 de outubro, no Casarão do Belvedere (rua Pedroso, 267). 40 lugares. R$ 30.

:.

Foto | Isadora Adamy

2.9.11

Dramaturgia em ação no Sesc

"Literatura em ação: Oficina de criação e introdução à dramaturgia" será ministrada pela dramaturga e jornalista Paula Chagas, no Sesc Belenzinho.

Serão seis encontros, de 13 de setembro até 18 de outubro. Toda terça, das sete da noite às nove e meia.

:.

Paula já fez parte do CPT de Antunes Filho e da Cia. dos Dramaturgos. Atualmente integra o Centro de Dramaturgia Contemporânea. Entre outras peças, escreveu e dirigiu a peça “Pé na estrada”, na Casa das Rosas, e, em parceria com Marcos Gomes, escreveu e co-dirigiu “Mariposas não sobrevoam lâmpadas halógenas” (encenada no N.Ex.T., em 2009, e na Sede do Faroeste, em 2010). Paula também escreveu recentemente a infantil “O armário mágico”,



dirigida por Roberto Morettho e encenada pela Companhia O Grito, indicação Prêmio Coca-Cola FEMSA/2009 nas categorias revelação (atriz e autora) e ator.

:.

Inscrições pessoalmente dia 2 de setembro, a partir das 14 horas, e a partir de 3 de setembro, no local e pelo e-mail cursos@belenzinho.sescsp.org.br


:.

Na foto, Alessandro Hernandez e Léia Rapozo em "O armário mágico".