12.1.08

nazareth




espero que tu gostes de nazareth. de acordo com o dia, pode ser uma cidade bonita.

nazareth é banhada por este Grande Rio em que teu navio veio. a alguns passos daqui do porto fica o Grande Mercado, com peixes de sabores indefiníveis e ervas mágicas para finalidades diversas. por ser ao ar livre, porém, será melhor conhecê-lo amanhã cedo: janeiro é o mês das Grandes Chuvas e a de hoje não tardará.

deixaremos as malas em casa e visitaremos o lugar que escolheres: o Grande Theatro, o Grande Museu ou a Grande Catedral - de onde sai a Grande Procissão da santa que nomeia a cidade. é para ela que pedimos, todos os dias, que nos conceda a graça (e a fortuna) de novos seringais.

não há metrô, infelizmente, mas temos ótimos tílburis e bondes. o metrô nunca será possível em nazareth por causa da Grande Cobra, que dorme embaixo da cidade. não podemos despertá-la, jamais. até hoje fala-se do Grande Terremoto que houve, quando a Grande Cobra se mexeu durante o sono - eu tinha meses de nascido e o rosto assustado de minha mãe, nesse dia, é a lembrança mais antiga que me acompanha.

olha o céu como está negro! vamos que lá vem ela. tílburis ou bondes: o que tu preferes?

2 comentários:

Anônimo disse...

Poxa! Eu acordaria a gde cobra só p/ tera tremer um pouco e os homens se sentirem amedrontados... com medo de serem engolidos pelas rachaduras na terra...

Nazareth parece ser uma cidade bonita com sua gde arquitetura.
Abraço,
Patire

Anônimo disse...

nazareth é bonita, sim, patire. mas depende do dia...
e quanto ao terremoto, poderia até ser interessante... ou não.

um abraço.