5.7.09

Cartografias


Acima, foto de Miguel Chikaoka, um dos 43 fotógrafos que estão no projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas”, com três exposições em São Paulo (uma no Sesc Pompéia e duas no Sesc Santana). A do Sesc Pompéia e uma das que estão no Sesc Santana terminam neste domingo, dia 5. A terceira vai até 2 de agosto, no espaço Sesc Vitrine.

Além das exposições - que apresentam a fotografia em vários formatos, desde um suporte tradicional até o vídeo -, o projeto ofereceu, nos Sescs, oficinas, palestras de curadores, teóricos e pesquisadores, como Angela Magalhães, Eder Chiodetto, Rosely Nakagawa Matuck, Rubens Fernandes Junior e Tadeu Chiarelli. Entre os fotógrafos, estão Elza Lima, Paula Sampaio, Alberto Bitar, Flávya Mutran, Dirceu Maués, Luiz Braga, Cláudia Leão, Mariano Klautau Filho, Octavio Cardoso, Jorane Castro, Maria Christina, Walda Marques, Ary Souza e Eduardo Kalif.

Se a fotografia paraense ocupa hoje um lugar de destaque no país, muito se deve à atuação da Associação Fotoativa, fundada por Chikaoka em Belém do Pará há 25 anos, exatamente em 14 de agosto de 1984, aliando processo de aprendizado e prática da fotografia com a construção e o exercício da cidadania.

A Fotoativa também tem blog: http://www.fotoativa.blogger.com.br/

Nenhum comentário: